O Núcleo Viver com Yiddish apresentou nos dias 23, 24 e 25 de novembro: Teatro, música e literatura Yiddish, com participação de artistas renomados em apresentações inesquecíveis!

No primeiro dia, recebemos a peça “O espelho”, texto de Isac Bashevis Singer. com a presença de Shane Baker e Miryem-Khaye Seigel.

   

Shane Baker é uma das figuras mais proeminentes do teatro Yiddish contemporâneo. Reconhecido mundialmente como um dos principais atores em Yiddish, tem apresentações em Nova York, Londres, Suécia, Tóquio, Buenos Aires  entre outros palcos. Shane é diretor do Congress for Jewish Culture, dedicando sua carreira à preservação e divulgação da cultura e da língua Yiddish, além de apoio a grupos que trabalham pela resistência da língua e da cultura Yiddish em diversos países. Traduziu Esperando Godot para o Yiddish, que representou em produções off-Broadway, entre outras. É ex-aluno da The Ridiculous Theatrical Company.

Miryem-Khaye Seigel é cantora, atriz e compositora com grande experiência no cenário Yiddish. Sua carreira abrange atuações no teatro, shows de música e gravações de álbuns voltados à tradição judaica. Com uma poderosa presença de palco e performances emocionantes, conecta o público à rica herança Yiddish. Se apresentou nos Estados Unidos, Suécia e outros países, contracenando frequentemente com Shane Baker, The Hebrew National Salvage de Hankus Netzky e com outros artistas da cena Yiddish e klezmer.

A peça foi apresentada em Yiddish com Legendas em português.

No domingo, fomos encantados com o Grupo Musical Viver com Yiddish que celebra 8 anos de trajetória com repertório inédito e participação especial de Miryem-Khaye Seigel. O grupo tem um álbum duplo intitulado “Likhtik / Iluminado” e é conhecido por resgatar a música Yiddish com uma interpretação vibrante e contemporânea. Assista ao show completo: